O marketing da Internet para iniciantes é um tanto oxímoro. Isso ocorre porque, embora em teoria os conceitos por trás do marketing na Internet possam ser bastante simples, a execução de estratégias eficazes pode ser extremamente difícil. Isso pode até ser difícil para aqueles que têm bastante experiência no mundo do marketing na Internet. Com isso em mente, este artigo tentará explicar o conceito de marketing na Internet para iniciantes e delineará algumas estratégias básicas que podem ajudar o empresário a lançar sua própria campanha de marketing na Internet. Abordaremos conceitos como a criação de um site, a colocação de banners, o envio de e-newsletters, a orquestração de uma campanha de email marketing e a otimização do seu site para os buscadores.


Uma das etapas mais básicas para iniciar uma campanha de marketing na Internet é criar um site. Se você não tem um site ou tem um site mal projetado, deve considerar a possibilidade de criar ou redesenhar um site para comercializar seus produtos de forma adequada. Se você não tem experiência em web design, há uma série de pacotes de software que tornam simples para aqueles sem experiência em design criar um site funcional. No entanto, vale a pena contratar um web designer porque ele pode trabalhar para criar um site que seja atraente, funcional e adequado aos seus produtos e séries. Ele também pode ajudá-lo a incluir recursos mais avançados em seu site.


Anúncios em banner são outra opção popular para anunciar sua empresa na Internet. Anúncios em banner são anúncios que normalmente aparecem na parte superior de um site, mas também podem incluir anúncios menores em outros locais. Anúncios em banner geralmente incluem gráficos e texto que induzem os usuários da Internet a clicar no anúncio. Depois que um usuário clica no anúncio, ele é direcionado ao seu site. Esse tipo de publicidade pode ser muito eficaz quando se toma o cuidado de colocar anúncios em sites de alto tráfego que atraem um público que pode ter interesse em seus produtos.


O envio de boletins eletrônicos também pode ser parte de uma estratégia eficaz de marketing na Internet. Os boletins eletrônicos são essencialmente emails que podem conter uma variedade de informações, incluindo artigos informativos, questionários úteis, anúncios relevantes ou qualquer outra informação que seja considerada útil para os destinatários do boletim informativo. A importância desses boletins é que eles podem ser usados ​​como ferramentas de marketing que não são vistos pelos destinatários como um anúncio. Uma maneira de fazer isso é incorporar links ou outras abordagens de venda suave na cópia dos boletins eletrônicos. No entanto, deve-se ter o cuidado de manter essas referências mínimas para que o boletim eletrônico não seja considerado spam.


As campanhas de marketing por email podem ser outro aspecto de sucesso de uma campanha de marketing na Internet. O marketing por email envolve essencialmente o envio de emails a um grupo de indivíduos que podem estar interessados ​​nos seus produtos e serviços. Deve-se ter cuidado ao enviar esses e-mails para evitar o envio de e-mails não solicitados e considerados spam. Uma maneira de fazer isso é enviar emails apenas para usuários que solicitaram inclusão em uma lista de emails. Outra maneira de fazer isso é fornecer valor nos e-mails, em vez de apenas incluir anúncios. Isso pode ser feito oferecendo conselhos relevantes em seus e-mails e outras informações úteis que podem ser do interesse dos destinatários do e-mail.


Finalmente, otimizar seu site para mecanismos de pesquisa é um aspecto crítico de uma campanha de marketing na Internet. Os mecanismos de pesquisa classificam os sites de acordo com a qualidade e relevância de determinados termos de pesquisa. Muitos usuários da Internet apreciam o esforço dos mecanismos de pesquisa e os utilizam para encontrar os melhores sites sobre um determinado assunto. Isso significa que os usuários da Internet provavelmente só visitarão sites com boa classificação nos mecanismos de pesquisa. Portanto, se o seu site não tiver uma classificação elevada, provavelmente você não gerará muito tráfego de usuários da Internet que usam mecanismos de pesquisa para encontrar sites relevantes. Os sites de primeira linha provavelmente obterão a maior parte do tráfego dos mecanismos de pesquisa e todos os sites que estiverem na primeira página dos resultados do mecanismo de pesquisa provavelmente terão algum grau de sucesso na melhoria do tráfego.